Mútua Rede de Reciprocidade

A união de 10 famílias dos municípios de Pareci Novo, Harmonia, Maratá, Brochier e Montenegro, no Vale do Caí proporciona aos portoalegrenses nas feiras ecológicas da cidade a fartura de frutas ao longo de todo ano, sendo o principal produto as frutas cítricas. São mais de 20 variedades de bergamotas, laranjas, limões e lima. São muito conhecidos pelos visitantes das feiras por seus sucos de laranja e bergamota feitos na hora. Estes agricultores e agricultoras procuram desde as variedades mais precoces até as mais tardias e com isto conseguem por um longo período abastecer as feiras com estas delícias. Cultivam também figo, caqui, goiaba, melancia, melão, abacate, morango, milho-verde, morangas, batata-doce, aipim e hortaliças.

Todas as propriedades são 100% orgânicas, somando cerca de 200 hectares em produção, certificadas através da Rede ECOVIDA. Sua história começou em 1998, quando passaram a se reunir para trocar experiências e conhecimentos em relação ao cultivo de orgânicos. Ao decorrer do tempo e com o aumento do aprendizado, o vínculo entre as famílias foi se tornando cada vez mais forte. Foi então que, após um ano, decidiram comercializar em conjunto a sua produção.

No ano de 2004 foi formalizada a Associação de Agricultores Ecologistas Companheiros da Natureza. Hoje, as propriedades das famílias somam uma área cultivada em torno de 200 hectares, onde são produzidas frutas cítricas, figo, goiaba, caqui, aipim, melancias, melões, abóboras, milho, feijão e hortaliças. Os Companheiros da Natureza atualmente contam com uma sede própria de 300 m2, um packing house para beneficiamento de frutas, uma câmara frigorífica para rmazenagem e conservação, um veículo misto para transporte de pessoas, produtos e equipamentos diversos. Em suas propriedades são utilizadas técnicas de produção orgânica não agressivas ao meio ambiente, como adubação verde, biofertilizantes, pós-de-rochas e compostos orgânicos.

O Grupo é formado pelas famílias dos agricultores Antônio Bays, Antônio Miguel Shomer, Eduardo Schroder, Ivan Haas, Jean Carlos Steffen, Luciano Maurer, Norberto Jorge Haas, Norton Steffen, Silo Zweibrucker e Wilian Rada Rocha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicações Recentes