Mútua Rede de Reciprocidade

JUAREZ – ARROZ BIODINÂMICO

A Frutos da Terra, mais conhecida como Banca do Arroz na FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas é sustentada pelo agricultor Juarez Antônio Felipe Pereira, que vive da agricultura desde que nasceu, e já aos 17 anos transformou isso em um negócio próprio.

Quando iniciou sua jornada, na década de 80, o agronegócio era tido como o futuro. Mas após alguns anos de trabalho, o agricultor se viu com prejuízos financeiros e de saúde devido ao uso de agrotóxicos.

Sem querer abandonar a vida no campo, Juarez viu no cultivo de orgânicos o caminho a ser seguido. Decisão que foi facilitada devido ao seu convívio com a Cooperativa Colmeia.

Juarez iniciou na Agricultura Ecológica em 1994. Após alguns anos de aprendizado e experiências, recebeu, junto com um pacote de sementes, um convite da Colmeia para participar da FAE. O agricultor aceitou a proposta, com a missão de multiplicar estas sementes e montar uma banca que oferecesse mais variedades de Arroz do que as comumente ofertadas na época.

Hoje em dia, Juarez tem no resgate e proteção às Sementes Crioulas de Arroz o seu compromisso com a natureza. Com técnicas aprendidas sem bases científicas, a partir apenas de repetições e do convívio com a terra e seus clientes, Juarez hoje oferece uma variedade de nove tipos de Arroz na banca Frutos da Terra. Os produtos, adubados com compostos orgânicos e preparados biodinâmicos, são certificados pela Rede ECOVIDA.

Publicações Recentes