Mútua Rede de Reciprocidade

O Pão da Terra é a união de 12 famílias assentadas em Eldorado do Sul, filiadas à Associação Agroecológica. Como o próprio nome já diz, seu principal produto é o pão. Mas a origem da produção vem de uma longa luta por um lugar onde morar e plantar.

Tudo começou no início da década de 90, em um acampamento de beira de estrada, onde o grupo dividia sonhos e dificuldades sob um teto de lona preta. Muitas vezes sem ter o que comer, costumavam dizer:

“Quando conquistar o nosso pedaço de terra, vamos ter o melhor pão”.

Mas quando a conquista veio, o solo não era adequado, e no lugar da prosperidade viveram mais 5 anos sob as mesmas necessidades. A realidade só mudou quando a Fundação Gaia, liderada por José Lutzemberg iniciou um trabalho de educação ambiental no assentamento e decidiu ensiná-los a produzir alimentos ecologicamente, pois não havia comida para todos.

O grupo aprendeu a cultivar hortas e preparar pães. Compraram equipamentos com o financiamento da igreja luterana e iniciaram o Pão da Terra. O trabalho se aperfeiçoou até que foi apresentado à Cooperativa Colmeia, que os convidou para a FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas.

A primeira conquista do Pão da Terra foi um forninho de barro. A partir daí foram crescendo até que em 2013 inauguraram um prédio de 180m2. Hoje comercializa mais de 50 tipos de pães, bolos e biscoitos orgânicos, com os mais variados insumos naturais e saudáveis. Sua produção é certificada pela Rede Ecovida.

Publicações Recentes