Mútua Rede de Reciprocidade

QUEM SOMOS

A Mútua é uma rede que propõe conectar campo e cidade em uma relação harmônica por meio de ações de conscientização ambiental em escolas e organização de feiras on-line para promoção dos alimentos agroecológicos cultivados em nosso Estado (RS). Reunimos nessa rede pessoas que estão dispostas a construir uma alternativa mais consciente para viver, por isso nos denominamos parceiros urbanos e nos conectamos com as famílias rurais que cultivam a Agroecologia como filosofia de produção e formalizam a certificação orgânica de sua produção. Com trabalho em rede, mostrando e valorizando todos os pontos do processo, a Mútua pretende fortalecer o elo da relação entre as duas pontas, agricultor e parceiro urbano. Para a Mútua o alimento não é apenas nutricional, mas sim relacional, pois nele estão contidas as relações e os afetos que fizeram parte
de sua produção.

Organizamos a feira on-line como grupos de compras coletivas, tendo pontos de retirada dos alimentos em escolas, restaurantes e condomínios parceiros da rede. Nossa vontade é fazer a alimentação ecológica chegar a mais pessoas, trabalhando com agricultores que também compartilham dessa visão. Acreditamos que as escolas são muito importantes neste processo porque se vê nas crianças um potencial de aprendizado sobre consumo consciente, alimentação adequada e saudável, sempre em consonância com suas famílias.

Quando desejamos o bem para nós mesmos e para quem de nós está próximo, com consciência de que nossas escolhas são interdependentes dos fluxos do planeta, podemos reconhecer que a biosfera toda está em nós ao nos  alimentarmos, bebermos água, nos vestirmos e circularmos pelo planeta.

 


Laura Neis

Laura Neis é Socióloga, formada em 2009 pela UFRGS, atuou nas áreas de sociologia econômica e de pesquisa acadêmica e opinião pública por 6 anos, em que realizou, nos dois últimos anos a coordenação e moderação de pesquisas qualitativas e quantitativas em nível nacional pelo Instituto Meta, onde foi Diretora de Projetos. Em 2011 realizou a formação em Designer para a Sustentabilidade pelo Gaia Education e foi morar na comunidade do Centro de Estudos Budistas Bodisatva – CEBB em Viamão – RS, onde deu a luz a Valentina em 2012, sua linda filha. A partir de 2014 atua como facilitadora da comunicação da FAE – Feira dos Agricultores Ecologistas, em Porto Alegre e inicia a construção de sua casa ecológica na comunidade de forma colaborativa. Colaborou na constituição, em 2016, da Quintanda – Feira Agroecológica do IPA, onde também atua como promotora da comunicação em conjunto com uma equipe. A partir de 2016 inicia o trabalho como educadora ambiental em hortas escolares, onde pretende dar continuidade por identificar o potencial de sensibilizar indivíduos no cuidado do meio ambiente e no cuidado de si.

 

Mútua – Rede de Reciprocidade

Educação Ambiental | 51 999 666 827 (wts)